Pular para o conteúdo principal

Função para verificar quantos registros através de uma SQL

Varias vezes temos que verificar se um valor existe no banco de dados, um exemplo seria para evitar a inclusão de um valor repetido. Ficar checando isto a toda hora não é muito bom, então criei a função tem(sql) nela eu crio um recordset, executo o SQL que foi passado a função e retorno o numero de vezes que o valor foi encontrado.
 
'verifica se uma consulta existe e retorna a quantidade de vezes
function tem(sql)
   set veri_tem = abredb.Execute(sql)
   tem = veri_tem.recordcount
   if veri_tem.state <> 0 then veri_tem.close
end function
 
Para usar basta checar se o valor é maior que zero.
 
if tem("select nome from usuarios where nome = 'Ronaldo'") > 0 then jsback "Usuário já cadastrado."
 
Acabei usando outra função, mas pelo nome já deu pra perceber a utilidade. Estou meio sem tempo agora, no próximo post eu falo sobre a "jsback".
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é codificar?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando se deparam com o mundo da programação. Codificar é o ato de escrever instruções para um computador executar uma determinada tarefa. Mas não se engane, codificar não é apenas digitar linhas de código em uma tela. Codificar é também uma forma de expressão, de criatividade, de solução de problemas e de diversão.  Codificar é expressão porque você pode usar diferentes linguagens de programação para comunicar a sua ideia ao computador. Cada linguagem tem suas próprias regras, sintaxe e estilo, mas todas elas permitem que você crie algo a partir do seu pensamento. Você pode escolher a linguagem que mais se adapta ao seu objetivo, ao seu gosto ou ao seu desafio. Codificar é criatividade porque você pode inventar novas formas de fazer as coisas, de combinar elementos, de usar recursos e de surpreender o usuário. Você pode criar aplicativos, jogos, sites, animações, robôs e muito mais. Você pode usar a sua imaginação para dar vida aos seus...

Aumentando o limite de usuários do IIS, erro HTTP 403.9 - Acesso proibido

Você cria um “sisteminha” para rodar na rede da empresa que trabalha. Seu chefe gosta e pede algumas melhorias. Todo mundo da empresa gosta e começa a usar bastante, mas, em um dia tranqüilo você recebe uma ligação do pessoal do setor financeiro dizendo que algo de errado não esta certo no sistema. Você checa e percebe o erro “HTTP 403.9 - Acesso proibido: número excessivo de usuários conectados” e não sabe o que fazer. Não se desespere, pois isto está acontecendo porque nossa amiguinha Micro$oft bloqueia o IIS, para no máximo 10 conexões simultâneas, em versões do Windows, que não são voltadas para trabalharem em servidores (Windows 200, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, etc.). A saída e burlar este bloqueio editando a Metabase do IIS, isto pode ser feito através do IIS MetaEdit 2.2 utility. Basta editar o ID 1014, mudando o valor 10 para 40 conforme figura abaixo. Mas o valor não pode ser maior que 40, pois há um bloqueio no fonte do IIS que limita em 40 o numero de conexões simu...

Criando o site de trás pra frente

Podem ate achar estranho, mas gosto de começar o desenvolvimento de um site de trás pra frente, ou seja, eu começo a codificar as páginas internas primeiro e só depois é que vou pensar na página inicial. E não sou apenas eu, Derek Powazek também faz assim ( tradução aqui ), e faço as palavras dele minhas palavras também. O layout mostrado na postagem anterior é referente às páginas internas do site e depois dele pronto é que vamos pensar na página inicial.