Pular para o conteúdo principal

Do que um site é feito

Quando a internet nasceu sua finalidade era a troca de informações entre cientistas americanos que estavam em laboratórios distantes uns dos outros, deu tão certo que foi se expandindo ate virar na rede mundial de computadores que conhecemos hoje.

De lá pra cá aconteceu muitas coisas, muito se melhorou e padrões foram criados. Para publicar uma informação foi utilizada uma linguagem de marcação conhecida como HTML, que nada mais é do que marcas, separando as diversas partes da informação.

A informação (um texto, uma imagem, um vídeo ou um som) é separada como em outras mídias criadas anteriormente como o jornal, a revista, o radio a televisão, etc. Esta marcação serve para organizá-la facilitando a interpretação pelos diversos meios de acesso a internet.

Segundo a padronização criada por um consorcio internacional, um site deve ser dividido em camadas.

Na primeira camada temos o conteúdo, ou seja, os textos, as imagens, os vídeos e os sons que compõem a informação a ser divulgada ao mundo; nesta camada utilizamos o HTML para marcação.Deste conteúdo.

Uma segunda camada pode ser utilizada para dar estilo a este conteúdo, podemos ter vários estilos.Para o mesmo conteúdo, o mais interessante disto é que podemos definir um estilo para cada tipo de dispositivo que acessa o site, assim o site terá uma formatação completamente diferente se acessado por um celular se comparado ao mesmo site acessado por um computador, mas o conteúdo será o mesmo, pois não mudamos nada na primeira camada.

Uma terceira camada pode ser adicionada, uma camada que manipula o comportamento dos elementos da página, esta camada é muito útil, mas vou falar pouco dela agora, primeiramente temos que entender a primeira e a segunda camada.

Na próxima postagem veremos o HTML, e suas derivações para que possamos dar inicio a construção da primeira camada de nosso site de testes. Ate mais.

Comentários

  1. Gostei da idéia do blog! Compartilhar conhecimento é mesmo o grande foco da web e é sempre bom quando alguém se dispõe a repassar o que sabe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é codificar?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando se deparam com o mundo da programação. Codificar é o ato de escrever instruções para um computador executar uma determinada tarefa. Mas não se engane, codificar não é apenas digitar linhas de código em uma tela. Codificar é também uma forma de expressão, de criatividade, de solução de problemas e de diversão.  Codificar é expressão porque você pode usar diferentes linguagens de programação para comunicar a sua ideia ao computador. Cada linguagem tem suas próprias regras, sintaxe e estilo, mas todas elas permitem que você crie algo a partir do seu pensamento. Você pode escolher a linguagem que mais se adapta ao seu objetivo, ao seu gosto ou ao seu desafio. Codificar é criatividade porque você pode inventar novas formas de fazer as coisas, de combinar elementos, de usar recursos e de surpreender o usuário. Você pode criar aplicativos, jogos, sites, animações, robôs e muito mais. Você pode usar a sua imaginação para dar vida aos seus pro

Aumentando o limite de usuários do IIS, erro HTTP 403.9 - Acesso proibido

Você cria um “sisteminha” para rodar na rede da empresa que trabalha. Seu chefe gosta e pede algumas melhorias. Todo mundo da empresa gosta e começa a usar bastante, mas, em um dia tranqüilo você recebe uma ligação do pessoal do setor financeiro dizendo que algo de errado não esta certo no sistema. Você checa e percebe o erro “HTTP 403.9 - Acesso proibido: número excessivo de usuários conectados” e não sabe o que fazer. Não se desespere, pois isto está acontecendo porque nossa amiguinha Micro$oft bloqueia o IIS, para no máximo 10 conexões simultâneas, em versões do Windows, que não são voltadas para trabalharem em servidores (Windows 200, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, etc.). A saída e burlar este bloqueio editando a Metabase do IIS, isto pode ser feito através do IIS MetaEdit 2.2 utility. Basta editar o ID 1014, mudando o valor 10 para 40 conforme figura abaixo. Mas o valor não pode ser maior que 40, pois há um bloqueio no fonte do IIS que limita em 40 o numero de conexões simu

Gerando PDF com páginas ASP

Recentemente tive que incluir um relatório em um sistema que gerencio, tentei fazer em HTML mesmo, mas, apesar do sistema ser acessado apenas dentro da empresa houve dificuldades ao configurar o padrão de impressão. A saída encontrada foi criar documentos em PDF, surgiu então o segundo problema, o sistema roda com ASP 3.0 e ate então eu não conhecia nenhuma ferramenta para gerar PDF sem ser necessário instalar componentes no servidor. Vasculhando na net encontrei o FPDF , uma classe escrita em ASP puro, uma tradução de seu homônimo em PHP FPDF . Funcionou que é uma beleza, os relatórios estão todos prontos e em produção, claro que a formatação leva um tempinho, mas o resultado é ótimo. Podemos escolher qual unidade de medida trabalhar, qual o tamanho da página, margens, utilizar cabeçalhos e rodapé predefinidos, quebras de página automáticas, alinhamento e justificar textos, inserir imagens JPEG, cores, links, etc. Confira e comente os resultados.