Pular para o conteúdo principal

Construção da primeira camada

Na postagem anterior demos uma rápida olhada nos principais componentes de uma página; Hoje vamos colocar a mão na massa e produzir nossa primeira página.

Alguns programas facilitam a edição do código, eu gosto muito do Pspad, um editor muito bom é o melhor, é grátis. Para baixá-lo acesse o endereço http://www.pspad.com/. Vou utilizá-lo para construção da primeira camada de nossa página de testes.

Para instalá-lo basta baixar o executável (clique aqui para baixar), clicar duas vazes sobre o arquivo baixado e seguir as instruções que se seguem. Estes procedimentos são bem simples mas em caso de duvidas deixe um comentário que vou esclarecer melhor.

Vale lembrar que não e preciso um editor específico para edição de uma página, pode ser usado qualquer editor de texto como o bloco de notas do Windows. Indiquei o PSPad apenas porque ele facilita o trabalho, completando algumas coisas, tem uma ajuda muito boa e colore o código como mostrado nos exemplos, assim fica mais fácil não se perder.

Deixando a conversa de lado vamos trabalhar. Nossa primeira missão é criar um Currículo on-line. No editor digite a estrutura como no exemplo abaixo.


<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
  <head>
    <title></title>
  </head>
  <body>
  </body>
</html>


Como já disse antes, dentro da tag BODY é que devemos colocar o conteúdo, então vamos inserir nosso conteúdo logo após a linha 6.


<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
  <head>
    <title></title>
  </head>
  <body>
    <h1>José Sarney</h1>
    <h2>Objetivo</h2>
    <p>
      Meu objetivo é ...
    </p>
    <ul>
        <li>Objetivo</li>
        <li>Experiências</li>
        <li>Formação</li>
        <li>Cursos</li>
        <li>Interesses</li>
        <li>Contato</li>
    </ul>
  </body>
</html>


Prontinho, a primeira página de nosso site esta pronta. A eu esqueci de explicar as tag’s, então vamos lá.

  • DOCTYPE = Define o tipo de documento.

  • HTML = Marca o inicio é fim de nosso código.

  • HEAD = Marca o inicio e fim do cabeçalho do código, onde inserimos as propriedades do documento.

  • TITLE = É o título da página, este título aparece no topo do navegador.

  • BODY = Marca o inicio é fim do corpo de nosso documento, ou seja, o conteúdo.

  • H1 = Marca o título principal do conteúdo.

  • H2 = Marca nosso subtítulo.

  • P = Marca nosso parágrafo.

  • UL = Início de uma lista.

  • LI = Marca cada item da lista.


Basta salvar o arquivo com a extensão ".htm" e abri-lo no navegador de internet que quiser.para ver o resultado. A principio achara feio, mas a primeira camada deve ser assim, sem frescuras, somente a informação.

Ate a próxima pessoal.

Comentários

  1. Olá Paulo,

    Estou com algumas dificuldades acredito que você possa me ajudar. Ao tentar postar um código no Blogger, o Blogger encara ele como um código e não como um texto. Você tem idéia de alguma tag que eu coloco antes do texto do código? Tipo uma tag [code] algo assim? Estou perguntando porque você postou aqui no seu blog um código de html e apareceu normalmente.

    Abraços e desculpe o incômodo.

    ResponderExcluir
  2. Basta usar HTML entities veja abaixo:

    &.l.t.;./.l.i.&.g.t.;

    Basta retirar os pontos e o código acima ficaria como abaixo.

    </li>

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é codificar?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando se deparam com o mundo da programação. Codificar é o ato de escrever instruções para um computador executar uma determinada tarefa. Mas não se engane, codificar não é apenas digitar linhas de código em uma tela. Codificar é também uma forma de expressão, de criatividade, de solução de problemas e de diversão.  Codificar é expressão porque você pode usar diferentes linguagens de programação para comunicar a sua ideia ao computador. Cada linguagem tem suas próprias regras, sintaxe e estilo, mas todas elas permitem que você crie algo a partir do seu pensamento. Você pode escolher a linguagem que mais se adapta ao seu objetivo, ao seu gosto ou ao seu desafio. Codificar é criatividade porque você pode inventar novas formas de fazer as coisas, de combinar elementos, de usar recursos e de surpreender o usuário. Você pode criar aplicativos, jogos, sites, animações, robôs e muito mais. Você pode usar a sua imaginação para dar vida aos seus pro

Aumentando o limite de usuários do IIS, erro HTTP 403.9 - Acesso proibido

Você cria um “sisteminha” para rodar na rede da empresa que trabalha. Seu chefe gosta e pede algumas melhorias. Todo mundo da empresa gosta e começa a usar bastante, mas, em um dia tranqüilo você recebe uma ligação do pessoal do setor financeiro dizendo que algo de errado não esta certo no sistema. Você checa e percebe o erro “HTTP 403.9 - Acesso proibido: número excessivo de usuários conectados” e não sabe o que fazer. Não se desespere, pois isto está acontecendo porque nossa amiguinha Micro$oft bloqueia o IIS, para no máximo 10 conexões simultâneas, em versões do Windows, que não são voltadas para trabalharem em servidores (Windows 200, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, etc.). A saída e burlar este bloqueio editando a Metabase do IIS, isto pode ser feito através do IIS MetaEdit 2.2 utility. Basta editar o ID 1014, mudando o valor 10 para 40 conforme figura abaixo. Mas o valor não pode ser maior que 40, pois há um bloqueio no fonte do IIS que limita em 40 o numero de conexões simu

Gerando PDF com páginas ASP

Recentemente tive que incluir um relatório em um sistema que gerencio, tentei fazer em HTML mesmo, mas, apesar do sistema ser acessado apenas dentro da empresa houve dificuldades ao configurar o padrão de impressão. A saída encontrada foi criar documentos em PDF, surgiu então o segundo problema, o sistema roda com ASP 3.0 e ate então eu não conhecia nenhuma ferramenta para gerar PDF sem ser necessário instalar componentes no servidor. Vasculhando na net encontrei o FPDF , uma classe escrita em ASP puro, uma tradução de seu homônimo em PHP FPDF . Funcionou que é uma beleza, os relatórios estão todos prontos e em produção, claro que a formatação leva um tempinho, mas o resultado é ótimo. Podemos escolher qual unidade de medida trabalhar, qual o tamanho da página, margens, utilizar cabeçalhos e rodapé predefinidos, quebras de página automáticas, alinhamento e justificar textos, inserir imagens JPEG, cores, links, etc. Confira e comente os resultados.